Profissionais autônomos:

Os arquitetos e urbanistas autônomos utilizam o Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). O documento é emitido pelo contratante do serviço prestado pelo profissional pessoa física e que não esteja regido pelo sistema de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Os tributos incidentes sobre o RPA são :

Imposto de Renda – conforme tabela progressiva.

INSS – 11%

ISS – conforme alíquota estabelecida pelo município.

 

Lucro Presumido:

É uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas, no ano calendário, à apuração do lucro real.

Os impostos recolhidos são: PIS : 0,65% –  Cofins : 3%  – que devem ser apurados mensalmente sobre o faturamento; o IRPJ : 4,8%  e a CSLL : 2,88%  – trimestralmente sobre o faturamento; e o ISS, com alíquota estabelecida em cada município.

Inss 11% recolhido pelo sócio ( s ) administrador e 20% inss patronal sobre esse recolhimento.

Caso tenha funcionários : INSS e FGTS sobre folha de pagamento.

Supersimples:

A partir de 1º de janeiro de 2015, os escritórios de arquitetura e outras empresas do setor de serviços poderão aderir ao Supersimples. Com o Supersimples, quem tem faturamento bruto anual de até 3,6 milhões de reais pode fazer o recolhimento por meio de uma única guia, os tributos federais – IRPJ, CSL, PIS, Cofins, IPI e contribuição previdenciária patronal – mais o ICMS estadual e o ISS municipal.

Essa categoria está enquadrada na tabela 6 do Supersimples  – que define alíquotas de imposto incidente em função da receita de 16,93% a 22,45%. Nesse caso, quanto mais empregados uma empresa tiver, mais chances ela terá de reduzir sua carga tributária.

Afinal qual melhor tributação para minha empresa? 

Sugerimos um planejamento tributário, avaliando as particularidades do cenário atual da sua empresa, e atentar com as novas regras caso esteja enquadrado no simples nacional, que vão impactar diretamente nessas empresas apartir de 2018.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *